quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Apontamento sobre o desaparecido Cine Foz

Inaugurado em Julho de 1907, com o nome "Au Rendez-Vous d´Êlite", surgiu na Foz do Douro, à Esplanada do Castelo, o seu primeiro e único cinema. 

O Cine Foz era o edifício que se vê ao fundo à esquerda. Fotografia original cedida pelo saudoso amigo Oliveira Maia.
Existia nesta freguesia o Teatro Vasco da Gama, sobre o qual pouco se sabe, sito à actual Rua do Teatro, onde também eram projectados alguns filmes mudos, acompanhados ao som de piano. Mas era fundamentalmente uma casa onde se faziam representações teatrais. 

É importante referir que o "Au Rendez-Vous d´Êlite" terá sido o segundo cinema da cidade do Porto. O primeiro, em 1906, foi o High-Life, inicialmente na Feira da Boavista (local da actual rotunda), posteriormente no Jardim da Cordoaria  e mais tarde, em 1908, na Batalha, no mesmo local onde foi construído em 1946 o actual Cinema Batalha. 

Inicialmente o "Au Rendez-Vous d´Êlite" não passava de um barracão, que nem átrio tinha, mas frequentado por pessoas abastadas, que viviam nesta zona, como ingleses, comerciantes de vinho do Porto ou pessoas ligadas à alta finança. 

Até ao aparecimento da energia eléctrica o cinema funcionava com a máquina a vapor, através de uma caldeira colocada nos terrenos anexos. A casa da caldeira era também residência do gerente do cinema.


Uns anos mais tarde, o seu edifício foi transformado, pelo Eng.º Xavier Esteves, passando a designar-se por Cine Foz. Tinha uma lotação de 370 espectadores. Foi demolido em 1967 para dar lugar aos aos prédios que existem naquele local.

Texto de Agostinho Barbosa Pereira, publicado em Janeiro de 2014 na sua página do Facebook: "A Nossa Foz do Douro".  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coisas que se escrevem