sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Um pouco sobre quem foi o Padre Luís Cabral

O Padre Luís Gonzaga Pereira Cabral, que deu nome à Rua do Padre Luís Cabral, anteriormente designada por Rua Central (e anteriormente ainda, Rua Direita), nasceu no número 901 daquela artéria da Foz do Douro, em Outubro de 1866.

O Padre Luis Cabral
Seus pais, Maria Emília da Conceição Ribeiro Coelho e Constantino António do Vale Pereira Cabral, fidalgo cavaleiro da Casa Real e comendador de Cristo, embora vivendo na Rua das Flores, na baixa do Porto, tinham casa na Foz do Douro onde durante anos passavam o mês de Outubro.

Luís Cabral, depois de ter passado a infância entre a rua das Flores e a rua Central, foi aos nove anos para o Colégio de Campolide, em Lisboa, onde iniciou a sua formação como jesuíta. 

Esteve depois em Toulose, França formando-se em filosofia. E entre 1894 e 1899, fez ali também o seu curso de Teologia. 

Teve muita actividade, após o seu regresso a Portugal cinco anos mais tarde. Com a implantação da República, em 1910, surgiram as expulsões dos jesuítas. O Padre Luís Cabral exilou-se então na Bélgica, durante cinco anos. 

O prédio (na cor amarela) é a casa, na Rua do Padre Luís Cabral, onde nasceu e viveu alguns anos o Padre.

Mais tarde, rumou ao Brasil, onde fundou, na Baía, um colégio. Faleceu em Junho de 1939, naquela cidade brasileira, após prolongada doença.

Deixou um vasto legado literário publicado, entre livros, folhetos, discursos e ainda algumas composições dramáticas.

Agostinho Barbosa Pereira (texto e imagem) em 15 de Março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coisas que se escrevem